Festival Cena Aberta de Teatro - Arcoverde/PE


Arcoverde defende sua cena teatral

Cidade do Sertão promove festival com apresentação de 18 espetáculos de rua, com grupos de várias partes do Brasil e um da França


Assim como outras cidades do interior de Pernambuco, Arcoverde se ressente da falta de um teatro. Na verdade, a construção até existe, mas está inacabada há vários anos, pois foi embargada pelo Ministério Público, por desvios de verbas que deveriam ter sido usadas na obra.
O movimento teatral da cidade porém , quer provar que está além das deficiências estruturais.

De hoje até o dia 20 de setembro, Arcoverde será palco do 1º Festival Cena Aberta - Semana Geraldo Barros, organizado pela Associação Cultural Tropa do Balaco Baco, que promoverá apresentações de 18 espetáculos de rua de 15 grupos vindos do Acre, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco e França, além da realização de oficinas, lançamento de livro e exibição de um documentário inédito sobre Geraldo Barros, diretor de teatro já falecido, conhecido por sua capacidade de agitador cultural e por ter sido o primeiro diretor de cultura do município. Por não possuir um espaço cênico nos moldes convencionais, as peças serão mostradas na rua, em galpões (Estação da Cultura) ou em locais como o presídio Brito Alves.

"Fazer o festival é uma maneira de questionar porque Arcoverde está há vinte anos aguardando a finalização do teatro Geraldo Barros Farias. No Ministério da Cultura, o espaço consta como se estivesse funcionando, mas isso não é verdade", aponta Romualdo Freitas, diretor da Tropa do Balaco Baco, criada há dois anos e meio.

A programação oficial começa hoje, mas ontem a Cia Brasileira de Mystérios e Novidades, do Rio de Janeiro, em turnê nacional com Ciclopes, já realizou ontem uma ação educativa. A peça, por sua vez, poderá ser vista hoje, às 21h30, na Estação da Cultura. Antes, às 18h30, a Cia. Visse & Versa de Ação Cênica, de Rio Branco, no Acre, encena Piquenique no front. Um cortejo do Maracatu Batuque do Sertão e da Liga de Bois de Arcoverde parte do Sesc, às 20h.




[Texto de Tatiana Meira extraído do Jornal Diário de Pernambuco em 10.09.09]

Nenhum comentário:

Postar um comentário