Festival Nacional de Teatro - Cidade de Vitória


A Cia. Visse e Versa de Ação Cênica, através de convite da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória/ES, e financiada pelo Edital/09 de Intercâmbio do Ministério da Cultura, participou do V Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória. Do dia 12 a 20 de outubro, tivemos acesso a oficinas e espetáculos de diversos grupos renomados do Brasil, que possibilitaram troca de conhecimentos, reflexão, novas perspectivas, experimentação e absorção de formas diferentes do fazer teatral, além da possibilidade de divulgar a produção cultural do Estado do Acre, através da apresentação dos espetáculos "Comédia Del'Acre" e "Piquenique no Front".

Então, aí vão algumas matérias publicadas a respeito da nossa participação neste festival.


Costa Pereira vira "quintal" do último dia das apresentações do teatro de rua

A trupe do Acre usou a cultura popular e textos clássicos para tratar de temas como a violência contra a mulher, a questão da luta pela terra e o folclore regional


"A Companhia Visse e Versa no seu quintal vadeia pra apresentar na rua teatro e brincadeira". O quintal em questão é a Praça Costa Pereira.
O teatro, o espetáculo Comédia Del'Acre, um texto que apresenta quadros baseados em textos famosos do teatro mundial, como Édipo Rei, de Sófocles, e Romeu e Julieta, de Shakespeare, mesclados a canções bastante conhecidas do repertório nacional, além de cantigas de roda.
A peça fechou as apresentações de teatro de rua no V Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, que termina nesta terça-feira (20). Nesse clima de alegria, a Cia. Visse e Versa de Ação Cênica convidou o público a se aproximar e interagir com os atores.
A trupe usou a cultura popular para tratar de temas como a violência contra a mulher e a questão da luta pela terra no Brasil. O folclore regional também esteve presente na encenação da festa do Boi.
A estudante de psicologia, Jéssica Faria, elogiou a abordagem cênica do complexo de Édipo. "Achei muito interessante a maneira simples como eles apresentaram um assunto tão delicado. Além disso, achei a peça muito linda.
A alegria deles contagia, ressaltou. A aposentada Maria Alves gostaria de assistir a um espetáculo na praça todos os dias. "Está lindo o Festival todo. E ter teatro na Costa Pereira é muito bom. A gente quer sair, se divertir. Tem que ter mais eventos assim. Adorei", enfatizou.
Para o mecânico metalúrgico, Pedro Pereira da Silva, o que mais chamou a atenção no espetáculo foi a parte em que o texto fala da questão da terra. "Eles passaram uma mensagem de conscientização à respeito do desmatamento, da luta dos sem-terra e a necessidade que temos de ter terra. A coreografia foi muito bem trabalhada", encanta-se.


Visse e Versa
É a primeira vez que a Cia Visse e Versa de Ação Cênica vem a Vitória. Na viagem, a trupe aproveita para conhecer outras pessoas, trocar informações com outros grupos e assistir a outros trabalhos. "É algo que acrescenta para nós como atores e atrizes. O espaço das oficinas e as atividades de formação também são bem legais", elogia a atriz Ágatha Lima. De acordo com a atriz, a Comédia Del'Acre é resultado de uma oficina teatral. A peça, a princípio escrita para o palco, foi adaptada para apresentações de rua. "Procuramos colocar a linguagem da rua, mais popular, de roda, com base nos textos dos quadros", explica.

[Texto de José Carlos Mattedi, com a colaboração de Brunella França, extraído do Jornal Diário de Vitória, em 20.10.2009, às 15h43 - Fotos: Sérgio Cardoso]

Nenhum comentário:

Postar um comentário