Ministério da Cultura e Petrobras Apresentam

A Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais é um grupo de teatro que vem desenvolvendo um trabalho contínuo de pesquisa de linguagem. Nessa trajetória de 16 anos ininterruptos, consolidou-se nacionalmente como um coletivo referencial para o teatro de rua. Desde sua criação uma das principais ações do grupo é proporcionar o acesso ao teatro de rua de qualidade para a população.

O teatro de rua tem sua marca registrada na democratização e na facilidade de acesso à arte teatral, gênero que atende diretamente o público com menos condições sociais que dificilmente iria ao edifício teatral, caracterizando assim retorno público direto, inclusão social e a criação de novas plateias.

Durante os meses de agosto e outubro de 2016 executará o projeto “Circo de Horrores e Maravilhas - nosso norte é o sul”, selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016, onde levará o mais novo espetáculo de teatro de rua “Circo de Horrores e Maravilhas” (2013) a três estados da região Norte (Acre, Tocantins e Roraima).

Serão nove apresentações do espetáculo de teatro de rua “Circo de Horrores e Maravilhas” pelos parques, largos e praças das cidades contempladas (Rio Branco e Bujari/AC, Palmas/TO e Boa Vista/RR), com a utilização dos recursos de áudio descrição aberta e libras, sempre seguidas de debate aberto ao público presente. 
Agregadas á programação, ocorrerão atividades formativas como: uma oficina de teatro de rua, uma vivência/intercâmbio com um grupo local (Acre  – Cia Visse  &  Versa; Tocantins  – Lamira e Roraima  -  Locômbia), um seminário de Teatro de Rua e uma exibição do DVD ‘Oigalê – uma  década de teatro’. 

Neste projeto, a Oigalê amplia o universo de comunicação com a inclusão inovadora de audiodescrição aberta e LIBRAS, Lingua Brasileira de Sinais, facilitando a aproximação e compreensão do espetáculo para o maior número de pessoas.

Toda programação tem caráter gratuito.


Projeto “Circo de Horrores e Maravilhas – nosso norte é o sul -

Espetáculo de Teatro de Rua
“Circo de Horrores e Maravilhas” é uma farsa baseada nos tradicionais circos dos horrores do início do século passado, que exibiam pessoas diferentes como objetos de diversão. Livremente inspirado em casos verídicos, reflete sobre a exclusão, de uma forma divertida e poética.
A mulher barbada, a mulher gigante, as siamesas, são algumas das atrações internacionais que descortinam suas histórias. Mulheres que evidenciam a superação de dificuldades, freqüentemente vividas por aqueles que não se enquadram nos padrões da “normalidade” impostos pela sociedade.

Língua Brasileira de Sinais
As línguas de sinais são línguas naturais como as línguas orais, pois surgiram espontaneamente entre pessoas e, devido a sua estrutura, permitem a expressão de qualquer conceito: descritivo, emotivo, racional, literal, metafórico, concreto, abstrato enfim, permitem a expressão de qualquer significado decorrente da necessidade comunicativa e expressiva do ser humano.

Audiodescrição
A proposta é estabelecer um novo patamar de igualdade baseado na valorização da diversidade.
A audiodescrição aberta é uma inovadora e revolucionária técnica de acessibilidade nos últimos anos proporcionando com que a obra teatral e a audiodescrição estejam interligadas e aconteça de forma orgânica e simultânea, integrando espetáculo e audiodescrição em uma obra singular.

Debates
Serão realizados nove debates gratuitos sempre depois das apresentações, aproveitando a oportunidade de registrar os depoimentos da população de cada uma dessas cidades visitadas, para assim possibilitar uma reflexão e discussão sobre esta produção teatral de rua.

Oficinas Teatrais
Será realizada uma oficina de teatro de rua em cada capital, com capacidade para 25 alunos. A oficina é uma mostra da experiência de dezesseis anos do grupo em teatro de rua. Aborda espaço, movimento e ritmo. 
O acordar do corpo: a primeira palavra do vocabulário teatral é o corpo humano, principal fonte de som e movimento. Por isso, para que se possa dominar os meios de produção teatral, deve-se conhecer o próprio corpo, para depois torná-lo mais expressivo. Só assim o “espectador” estará habilitado a praticar formas teatrais que, por etapas, ajudem-no a libertar-se de sua condição de “espectador” e assumir a de “ator”.
A oficina será ministrada pelos participantes da equipe técnica com formação em arte-educação.



Exibição DVD “Oigalê Uma Década de Teatro”
Serão realizadas três exibições do DVD “Oigalê – Uma Década de Teatro” para inicialmente apresentar a trajetória da Oigalê desde sua fundação e o trabalho continuado do grupo e dessa forma estimular e fomentar as discussões sobre o teatro de rua.

Seminário de Teatro de Rua
Serão três Seminários de Teatro de Rua, posteriores à exibição do DVD, nas três capitais propostas.
Tópicos:
* O Teatro de Rua e a democratização no Brasil; 
* O Teatro de Rua e o Teatro de Grupo; 
* Grupos que fazem Teatro de Rua hoje no Brasil; 
* A dramaturgia e história do Teatro de Rua no Brasil; 
* Teatro de Rua e Arte Pública.

Vivência/Intercâmbio Artístico
Encontro para troca de experiências com um grupo local (Acre – Cia Visse & Versa; Tocantins – Lamira e Roraima - Locômbia).

Ficha Técnica

Texto e Trilha sonora
Fernando Kike Barbosa
Vera Parenza

Direção
Cláudia Sachs
Vera Parenza

Atuação
Roberta Darkiewtcz
Vera Parenza
Ilson Fonseca

Preparação e Direção Musical
Simone Rasslan

Arranjos
Beto Chedid

Figurinos e adereços
Alexandre Magalhães e Silva

Cenografia 
Luís Marasca

Produção
Oigalê

Fotografia e vídeo
Giancarlo Carlomagno

Tradutor para Libras
Luciano Abreu

Preparação para Audiodescrição
Mimi Aragón (OVNI Acessibilidade Universal)

Vivência Artística
Rio Branco/AC: Cia Visse & Versa
Palmas/TO: Lamira
Boa Vista/RR: Locômbia




Nenhum comentário:

Postar um comentário