As Mulheres de Molière em Porto Alegre - Projeto Molière de Norte a Sul encerra dia 23/04 (quarta-feira)



Apresentação em São Paulo - Foto de Flora Barros

Depois de apresentar em Campo Grande, Teresópolis, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, a Companhia Visse Versa encerra a primeira fase do projeto “Molière de Norte a Sul”, com a apresentação do espetáculo "As Mulheres de Molière", no centro de Porto Alegre, dia 23, a partir das 16h, no Largo Glênio Peres.
Após esta etapa, o projeto ainda contempla os municípios de Santa Rosa do Purús e Manoel Urbano - AC, e Guajará - Mirim - RO. 
Este projeto foi contemplado no Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz, edital 2013 e tem a parceria do Teatro Imaginário Maracangalha de Campo Grande, Tá na Rua do Rio de Janeiro, Grupo XIX de São Paulo e Oigalê de Porto Alegre.

Molière de Norte a Sul - Apresentanção em Campo Grande - MS / Teresópolis - RJ / Rio de Janeiro - RJ / São Paulo - SP

Apresentação do Espetáculo "As Mulheres de Molière" circulando pelo Projeto "Molière de Norte a Sul"


 
                     (Teatro de Arena da Orla Morena/Campo Grande MS - Dia 03 de Abril)


                                 (Feira de Artesanato de Teresópolis RJ - Dia 05 de Abril)


(Cinelândia/Praça Floriano, em frente ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro -
 Dia 07 de Abril)  


(Praça Patriarca/Anhangabaú - São Paulo - Dia 10 de Abril)

   





Mulheres de Molière em São Paulo - Projeto Molière de Norte a Sul



A Companhia Visse Versa de Ação Cênica, de Rio Branco -AC, apresenta o espetáculo "As Mulheres de Molière", em São Paulo, quinta-feira, dia 10 de abril, as 15h, na Praça Patriarca / Anhangabaú, e dia 12 de abril, as 15h,  na Lapa / Praça Cornélia.  As apresentações do espetáculo são gratuitas e fazem parte do projeto Molière de Norte a Sul, desenvolvido pelo grupo, que está circulando o Centro - Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, atendendo ao Prêmio FUNARTE de Teatro Myrian Muniz, edital 2013.

Além de Campo Grande, Teresópolis e Rio de Janeiro, o projeto percorrerá as cidades de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Depois desta primeira fase o projeto ainda fará os caminhos da Amazônia, indo aos lugares de mais difícil acesso.  

O espetáculo é baseado em três peças do dramaturgo francês Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, que viveu no século XVII. As obras representadas são "As Preciosas Ridículas", "Don Juan" e "Escola de Mulheres". O trabalho é roteirizado pela dramaturga francesa radicada no Brasil, Brigitte Bentolilla e dirigido pelo artista acreano Lenine Alencar.

Lenine se sente realizado com a possibilidade de levar um espetáculo produzido no Acre com artistas locais para outras regiões do país, situação que é sempre inversa - os daqui, com muitas dificuldades é que ainda conseguem chegar na Amazônia. “Essa é uma forma de divulgar a produção teatral de nosso estado e promover o encontro de nossos artistas com outras culturas e processos criativos”, conta.

Além do apoio do Ministério da Cultura, através da FUNARTE, o projeto tem o financiamento do Fundo Estadual de Cultura do Estado do Acre - Fundação Elias Mansour/Governo do Acre; e parceria do Teatro Imaginário Maracangalha de Campo Grande, Tá na Rua do Rio de Janeiro, Grupo XIX de São Paulo e Oigalê de Porto Alegre.

VIVA O TEATRO DE RUA!


VIVA A ARTE PÚBLICA!

As Mulheres de Molière no Rio de Janeiro, após apresentação em Teresópolis



A Companhia Visse Versa de Ação Cênica, de Rio Branco - AC, apresenta o espetáculo "As Mulheres de Molière", nesta segunda-feira, dia 07 de abril, a partir das 16h, nos Arcos da Lapa, em frente a casa do Tá NA Rua. 

O espetáculo também fará parte da semana de encerramento do Festival Carioca de Arte Pública que começa nesta segunda-feira. O evento teve a curadoria dos grupos Tá NA Rua, Cia Brasileira de Mistérios e Novidades, Grupo Off-Sina e Coletivo Boa Praça. A direção Geral é de Amir Haddad.  

A apresentação de rua do espetáculo "As Mulheres de Molière" faz parte do projeto Molière de Norte a Sul.  A Cia. fará uma apresentação no Rio de Janeiro após ter apresentado em Teresópolis, atendendo ao Edital Premio FUNARTE Myrian Muniz de Teatro Brasileiro 2013.

Além do apoio do Ministério da Cultura, através da FUNARTE, o projeto tem o financiamento do Fundo Estadual de Cultura do Estado do Acre - Fundação Elias Mansour/Governo do Acre e parceria do Tá NA Rua e Licko Turle do Rio de Janeiro. 

Viva o Teatro de Rua!

Projeto Molière de Norte a Sul



A Companhia Visse Versa de Ação Cênica, de Rio Branco -AC, apresenta o espetáculo 'As Mulheres de Molière,  quinta-feira, dia 03 de abril a partir das 20h, no Teatro de Arena da Orla Morena - Av. Noroeste - Feira Livre Cabreúva.  A apresentação de teatro de rua é gratuita e faz parte do projeto Molière de Norte a Sul, percorrendo as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. 

Além de Campo Grande, o projeto passará pelas cidades do Rio de Janeiro, Teresópolis, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Depois desta primeira fase, o projeto realiza apresentações em Santa Rosa do Purús e Manoel Urbano - AC, e Guajará-Mirim - RO, caminhos da Amazônia de difícil acesso.  

O espetáculo é baseado nas peças 'As Preciosas Ridículas', 'Don Juan' e 'Escola de Mulheres', do dramaturgo francês Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, com  roteiro de Brigitte Bentolilla e direção de Lenine Alencar.


O foco central da peça é a maneira como o autor retrata as mulheres, em busca de uma construção satírica da sua sociedade, cria uma narrativa atual, que apesar de se passar no século XVII, pode ser facilmente identificada pelo público por apresentar uma comicidade popular que atravessa os tempos.


É sem dúvidas um trabalho repleto de cores e fantasias, regado a músicas e danças e pinceladas inspiradas na obra do artista plástico acreano Danilo de S’ Acre, que faz com que o público mergulhe na cultura francesa mesclada a cultura popular do Brasil se entregando a um grande carnaval.


Este projeto foi contemplado no Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz, edital 2013.