Visse e Versa atravessa o Brasil



Projeto Circuito Teatral leva espetáculo acreano a quatro estados e o Distrito Federal

A Cia. Visse Versa de Ação Cênica, de Rio Branco, inicia neste sábado, 23, o Projeto Circuito Teatral que irá levar o espetáculo Comédia Del’Acre à quatro estados brasileiros e ao Distrito Federal. O projeto será realizado até maio deste ano em 13 cidades.

Comédia Del’Acre é um espetáculo que conta a trajetória do teatro desde a origem nos textos gregos de autores como Sófocles e Aristófanes, segue pelo o teatro do dramaturgo inglês Willian Shakespeare até encerrar com a obra de autores nacionais como Nelson Rodrigues e João Cabral de Melo Neto.

Édipo Rei, Greve do Sexo, Romeu e Julieta, Dorotéia, Morte e Vida Severina e Tributo a Chico Mendes são algumas obras revisitadas pela trupe. Além disso, o espetáculo aborda temas como as relações humanas, violência contra a mulher, expropriação de terras, e questões referentes ao meio ambiente. Tudo isso em uma costura que utiliza canções populares brasileiras.

Uma das curiosidades do espetáculo é o fato de ter sido concebido para ser apresentado em ruas, praças e outros espaços públicos. De acordo com o diretor Lenine Alencar, essa é uma forma fomentar a criação de novos públicos e ficar mais perto da comunidade. “O espetáculo foi uma recriação para Teatro de Rua, que propus à Cia. Visse e Versa, a fim de levar ao público um trabalho acessível visando garantir que as pessoas tenham acesso aos bens culturais”, explica.

Circuito

As duas primeiras apresentações serão realizadas nas cidades acreanas de Porto Acre e Acrelândia. Em seguida é a vez de Guajará Mirim e Porto Velho em Rondônia assistirem ao espetáculo.

O público mato-grossense poderá conferir o trabalho nos municípios de Cuibá, Várzea Grande e Poconé. A viagem pela região Centro-Oeste continua nas cidades goianas de Goiânia e Anápolis. No Distrito Federal ocorrerão apresentações em Brasília e São Sebastião. Para encerrar o projeto a Companhia irá até a Bahia onde se apresenta em Salvador e Juazeiro.

Alencar se diz feliz com a possibilidade de levar um espetáculo produzido no Acre com artistas locais para outras regiões do país. “Essa é uma forma de divulgar a produção teatral de nosso estado e promover o encontro de nossos artistas com outras culturas e processos criativos”, conta.

Para realizar o projeto a Cia. conta com recursos do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, no qual foi contemplada em 2011 e com edital de incentivo direto da Fundação Elias Mansour através do Fundo Estadual de Cultura (FunCultura) e do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PreCult).

Nenhum comentário:

Postar um comentário