PROJETO TEATRO, ESCOLA E COMUNIDADE EM MOVIMENTO


COMPANHIA VISSE E VERSA REALIZA PROJETO PARA LEVAR ESCOLA E COMUNIDADE AO TEATRO

             
                                                                        



                                                                                                          
                                                                                                 




                                                                                                                                                                 
Acontece de 19 a 26 de agosto, no Teatro da Usina de Arte João Donato, a segunda temporada do espetáculo “Yunu Pãni”, cumprindo a realização do novo projeto da Cia. Visse e Versa de ação Cênica denominado “Teatro, Escola e Comunidade em Movimento”, com apresentações nos turnos da manhã,tarde e noite, para escolas e comunidade em geral.
O Projeto é uma ação da Cia. visse e Versa e tem o poio Cultural da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil-FGB/Fundo Municipal de Cultua-FMC/ Prefeitura de Rio Branco e parceria FETAC, Usina de Arte João Donato/SEE e Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMEIA.
A iniciativa propõe uma ação transversal sobre o tema do espetáculo e o meio ambiente num momento em que as queimadas urbanas e rurais, que acontecem de forma criminosa, só afetam a saúde humana e contribuem para o aquecimento global. Outro ponto importante, a ser tratado paralelamente, é o prejuízo do uso de agrotóxicos na produção de alimentos para consumo humano e animal.
O ser humano, se por instinto de sobrevivência encontrou na caça sua primeira forma de se alimentar, na agricultura encontra meios de se estabelecer em conexão com os ciclos da terra.
Yunu Pãni é um conto, livremente adaptado, inspirado na narrativa poética do imaginário dos povos Huni Kuin, através das palavras de Agostinho Ika Muru e Alexandre Quinet, publicadas no livro Una Ïsi Kayawa – O Livro da Cura e nas obras artísticas do movimento Mahku.
O espetáculo trata do mistério da fertilidade da terra, a descoberta ancestral da alimentação através do cultivo de sementes e traz para a cena a magia das formas, cores e do imaginário dos povos indígenas através da dramaturgia, adereços e figurino – cenário, conduzindo o público de todas as idades ao universo lúdico e encantador do mito da origem dos legumes.
Abaixo programação das apresentações do especulo e todas as pessoas interessadas podem assistir, gratuitamente, nesses horários, chegando com antecedência na Usina de Artes.
                                                         



Ficha Técnica
Direção| Ágatha Lim e Claudia Toledo
Criação Visual e Direção Artística| Ágatha Lim
Roteiro e Adaptação Dramaturgica| Ágatha Lim
Criação e Direção Musical| Écio Rogério
Sonoplastia| Écio Rogério, Sandra Buh e Vitor Ribeiro.
Iluminação| Lenine Alencar e Luiz Rabicó
Montagem de Luz| Luiz Rabicó 
Produção| Lenine Alencar e Sacha Alencar
Elenco|Beatriz Medina, Claudia Toledo, Matheus Filgueira e Romualdo Freitas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário