"Fundado em 28 de agosto de 1977, o Grupo Imbuaça – nome que homenageia um artista popular, o embolador Mané Imbuaça – é fruto de oficinas realizadas em Aracaju, principalmente a de teatro de rua ministrada por Benvindo Siqueira a partir da sua experiência no “Teatro Livre da Bahia” em Salvador.
O primeiro espetáculo do grupo foi composto por dois textos da Literatura de Cordel adaptados por um dos seus fundadores, Antônio do Amaral e João Augusto, autor e diretor carioca radicado em Salvador. Com a entrada do ator Mariano Antônio Ferreira o espetáculo adquiriu nova feição, incorporando danças e músicas do folclore sergipano. A Literatura de Cordel sempre foi elemento fundamental para a construção da dramaturgia. Até hoje é um dos elementos que compõe a identidade do Imbuaça.
Reconhecido como uma Associação de Utilidade Pública Municipal, Estadual e pelo Conselho Estadual de Cultura, o grupo tem procurado ao longo da sua história criar um envolvimento com a comunidade do bairro Santo Antônio- local onde fica sua sede- e adjacências. Para tanto, no ano 2000 criou o Projeto Zabumbadores do Folclore realizando um grande cortejo de grupos folclóricos pelo referido bairro como também oficinas arte-educativas tendo como tema a cultura popular."
Fonte: http://www.imbuaca.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário