Fetac cria o primeiro Festival Teatro Barracão

O primeiro Festival Teatro Barracão promovido pela Federação de Teatro do Acre (Fetac) começará no próximo sábado e vai até o dia 23 de dezembro, no local que leva o nome do festival, localizado no bairro Sobral, próximo à Escola Serafim da Silva Salgado. Os espetáculos começarão sempre às 19h30, nas sextas, sábados e domingos. Seis companhias de teatro participam do festival.

De acordo com o coordenador do festival, Lenine Alencar, o objetivo é promover o teatro, além de utilizar um espaço voltado totalmente para essa arte. “Queremos promover uma interação entre os atores e o público, através de conversas após os espetáculos”, ressaltou Lenine.

Um dos espetáculos que serão apresentados chama-se “As mulheres de Molière”, da Companhia Visse Versa de Ação Cênica. Segundo a atriz Cláudia Toledo, a peça é composta por nove atores e possui 50 minutos de apresentação.

A peça é dirigida pelo próprio coordenador do festival, com roteiros de Marques Izitio e Brigitte Bentolilla. O espetáculo é baseado em três das principais obras do dramaturgo francês Jean-Baptiste Poquelin, o Molière. Estão presentes na adaptação textos como As Preciosas Ridículas, Don Juan e Escola de Mulheres.

Apesar de o espetáculo ser baseado em textos escritos no século XVII, Cláudia garante que os temas apresentados permanecem atuais e podem ser facilmente identificados pelo público. “As crianças adoram nosso espetáculo, acredito que seja pelo colorido das roupas e perucas que usamos”, afirmou.

Além disso, o figurino foi inspirado nas obras do artista plástico acreano Danilo de S’Acre. “Estamos trazendo uma realidade diferente, mas com elementos que podem ser facilmente identificados no cotidiano de qualquer comunidade atual”.

A montagem do espetáculo foi financiada pelo Prêmio Funarte/Petrobras Myrian Muniz de Teatro em 2008, e conta ainda com o apoio da Fundação Elias Mansour, Federação de Teatro do Acre (Fetac) e do Fundo Municipal de Cultura de Rio Branco. (Bruna Lopes)

O Elenco conta os atores:

Ághata Lima
Cláudia Toledo
Dino Camilo
Juliana Albuquerque
Kilrio Farias
Lenine Alencar
Marques Izitio
Sacha Alencar
Yuri Rosas