As Mulheres de Molière em Rio Branco


Depois de uma temporada de apresentação no interior do estado, a Companhia Visse Versa de Ação Cênica estréia na capital, o espetáculo “As Mulheres de Molière”. A primeira apresentação da temporada, que faz parte das apresentações em Rio Branco, será no próximo dia 09, às 20h na Praça da Biblioteca Pública.

Dirigido por Lenine Alencar e com roteiros de Marques Izitio e Brigitte Bentolilla o espetáculo é baseado em três das principais obras do dramaturgo francês Jean-Baptiste Poquelin, o Molière. Estão presentes na adaptação textos como As Preciosas Ridículas, Don Juan e Escola de Mulheres.

Apesar de o espetáculo ser baseado em textos escritos no século XVII Alencar garante que os temas apresentados permanecem atuais e podem ser facilmente identificados pelo público, além disso, o figurino foi inspirado nas obras do artista plástico acreano Danilo deS’acre. “Estamos trazendo uma realidade diferente, mas com elementos que podem ser facilmente identificados no cotidiano de qualquer comunidade atual”.
O espetáculo já vem de uma temporada no interior, onde pode ser visto pela população dos municípios de Brasiléia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Senador Guiomard e Capixaba. Gente que assistiu e aprovou a produção como a dona de casa de Brasiléia, Maria das Neves. “A peça é muito divertida e é muito bom quando trazem algo assim aqui pro interior, já que a gente quase nunca tem nada assim por aqui”.

Em Rio Branco, além da apresentação na Praça da Biblioteca, acontecerão mais quatro apresentações, ainda em outubro nos Bairros do São Francisco, Sobral e Calafate. De acordo com o diretor a idéia é permitir que o maior número possível de pessoas possam assistir o espetáculo. “A idéia do teatro de rua é justamente levar o teatro para onde o povo está e é isso que queremos, garantir o acesso da população aos bens culturais”.

A montagem do espetáculo foi financiada pelo Prêmio Funarte/Petrobrás Myrian Muniz de Teatro em 2008 e conta ainda com o apoio da Fundação Elias Mansour, Federação de Teatro do Acre - Fetac e do Fundo Municipal de Cultura de Rio Branco.